Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casa da Gorda

Casa da Gorda

04
Set18

Kung Fu Wind

Gorda

Primeiro combate do ano:

Mother-in-law vs "the elements"

 

No Verão. Quando está sol o melhor é barrar a criança em 3 tipos de protetor solar, colocar um chapéu de abas, ir ao jardim a partir das 18 e garantir que se está com uma ponta e mola à espera das moléculas correspondentes a folículos (pode chamar-se de folículos?) de pólen que possam fazer os pequenos querubins espirrar. Deve beber-se muita água mas, nunca depois de comer melancia ou iogurte. A laranja só de manhã ou à hora de almoço, porque em 1904 houve um velhote com 88 anos que faleceu depois de comer uma laranja, já passava das 20 da noite.

Causa da morte: citrino fora de horas.

 

No Outono dá-se a queda da folha. Os velhos começam a querer patinar e as crianças é preciso agasalhar. Vai daí e as avós procedem ao cromatizar dos netos que ainda não têm idade para saber que estão a ser transformados em cromos. Enfiam-lhes a t-shirt por dentro dos calções, puxam os ditos até às orelhas e rematam o assunto com uma malhinha por cima.

"Macacos me mordam se o cabrão do vento me constipa a criança!" E ali estão no jardim, sempre a ajeitar a malhinha e a fazer olhos de Steven Seagel ao vento, como quem diz "o puto constipa-se e levas duas lambadas que te lixas".

 

No Inverno é preciso fugir do chuva, do vento, do frio, do Universo. É um combate renhido, porque toda a gente sabe que o tempo frio é lixado para as articulações e problemas de reumático, particularmente quando se está entre os 3 e os 12. (ninguém percebe o transportar de problemas de velhos para as crianças, só os velhos é que dão pela razão)

Camisa interior dentro das calças, blusa, camisola, malhinha, quispo fechado até ao ultimo botão, botas bem apertadas - não vá uma gota de água de poça invadir - e um gorro enfiado na tola até sentir as pestanas a tocar-lhe a cada piscadela.

Os putos parecem ninjas do frio.

 

Chega a Primavera e com ela as alergias. "Alguém havia de alcatroar este jardim todo", de maneira a que as plantas não largassem coisas para o ar. "É que uma pessoa começa a coçar-se toda e nem sabe como é que há de estar". E investiga-se a melhor hora com inferiores níveis de porcarias no ar.

 

Enfim, na década de 80 era mais fácil. Os programas da manhã não tinham rubricas de saúde e as velhotas só viam receitas do Goucha quando ele ainda tinha bigode preto e ninguém dizia "ai que lindo o casaco do Goucha hoje, tive uns cortinados assim".

 

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Visitas

contador de acesso grátis

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D